A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participou da campanha "Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico 2024", que aconteceu no dia 3 de junho, data em que se comemora o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. Uma iniciativa importante voltada para a preservação e revitalização do rio, que é vital para a região.
No evento realizado na orla de Vermelhos, em Lagoa Grande, a Univasf esteve presente com o projeto de extensão Plansanear, que se dedica às ações de saneamento básico e melhoria da qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis.
Télio Leite, reitor da Univasf, falou sobre a importância da participação da Universidade no evento: "A Univasf tem um papel crucial na preservação do rio, na recuperação de áreas degradadas e na promoção de convivência com o semiárido. Trabalhamos pelo acesso à água de qualidade e pelo saneamento rural, beneficiando a população ribeirinha e do entorno. É gratificante ver nossos professores, estudantes e colaboradores participando de um dia tão significativo".
A campanha organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco buscou chamar a atenção para a necessidade de preservar o rio, garantindo sustentabilidade e promovendo a conscientização ambiental. Cláudio Ademar, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, destacou o progresso de Lagoa Grande no saneamento: "Lagoa Grande está 95% saneada e a zona rural 85%. Lançamos o desafio para que o município seja o segundo na bacia a alcançar 100% de saneamento. Esse objetivo deve ser perseguido pelos 505 municípios da bacia com políticas sérias de saneamento, preservação das matas ciliares e reservas legais".
Uma extensa programação que incluiu exposições, apresentações culturais, povoamento de peixes no rio, plantio de mudas e palestras, marcou o importante evento.