O Projeto Plansanear é um projeto de extensão executado pela UNIVASF, em parceria com o Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), que oferece capacitação e suporte técnico para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) em Municípios do Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. A iniciativa garante assistência especializada, promovendo eficiência e alinhamento às diretrizes nacionais.
Participação social é o conjunto de ações que diferentes forças sociais realizam para influenciar a formulação, a execução e a avaliação de políticas públicas. É fundamental para a construção do PMSB. Ela não só é um requisito legal, mas também um elemento que garante que as opiniões da comunidade sejam incorporadas no plano. O envolvimento da população promove:
O Plano Municipal de Saneamento é um dos grandes responsáveis por estruturar a implementação e o funcionamento dos quatro serviços mencionados, que colaboram para a melhoria de índices sociais e econômicos das cidades, evitando a escassez de água, a proliferação de doenças, os problemas de ocupação e utilização do solo, os acidentes ambientais e a poluição do meio ambiente.
O projeto visa fornecer capacitação e assistência técnica para o desenvolvimento de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) nos Municípios dos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. Atuando desde a formação de gestores municipais e mobilização social, até auxiliar na redação da minuta para aprovação legislativa.