Representantes do projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Plansanear, participaram da 52ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. O evento ocorreu entre os dias 20 e 24 de maio em Ribeirão Preto, São Paulo, e reuniu gestores públicos, especialistas, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor para discutir ações e projetos estratégicos destinados a melhorar o saneamento básico no Brasil.
No fórum de debates sobre saneamento básico, o coordenador geral do Plansanear, professor Anderson Miranda, apresentou as principais iniciativas do projeto. Ele explicou que o Plansanear, instituído pelo Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), visa apoiar os estados de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, na elaboração de planos municipais de saneamento básico para municípios com até 50.000 habitantes. O projeto vai oferecer capacitação e apoio técnico aos titulares dos serviços de saneamento, ajudando-os a elaborar planos eficazes e a enfrentar os desafios do setor.
Já o presidente da Assemae, Rodopiano Marques, ressaltou a importância das parcerias promovidas durante o congresso para capacitar os associados da Assemae e seus servidores, além de buscar assessoramento jurídico e a criação de autarquias e empresas públicas para facilitar a universalização do saneamento básico no Brasil até 2033, contemplando os quatro eixos de cobertura: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. A parceria com a Univasf inclui ainda a possibilidade de desenvolver cursos de curta duração na área de saneamento, tanto presenciais quanto à distância, para jovens interessados em ingressar no setor.
O Congresso Nacional de Saneamento da Assemae é um fórum importante para discutir questões críticas relacionadas ao saneamento no Brasil. A participação do Plansanear no evento reflete o compromisso da Univasf com a melhoria das condições de vida das comunidades e com o desenvolvimento sustentável.
Confira mais: https://www.instagram.com/reel/C7zn57URWSn/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==